O último domingo do mês de outubro foi marcado pelo encontro de mulheres empreendedoras que usaram uma causa muito nobre para proporcionar um encontro único na cidade de Paulo Afonso. O PRIMEIRO ALMOÇO ROSA aconteceu no Restaurante Sparttacus contando com a presença de mais de 100 mulheres reais com propósitos, desafios e batalhas reais.
O Almoço Rosa foi idealizado por 3 mulheres engajadas na criação de um movimento de empreendedorismo feminino e que aproveitaram o Outubro Rosa para a sua realização, já que é um movimento de prevenção ao câncer voltado quase que majoritariamente para mulheres. E essas mulheres são: Sueli Cristina (Sparttacus), Ellys Arruda (Clara Arruda) e Graziele Soares (Sicoob). Esse momento não poderia deixar de atender ao propósito do Outubro Rosa, para isso, elas destinaram 20% da arrecadação desse almoço para o IVECAN (Instituto Vencendo o Câncer). As idealizadoras entendem que é preciso reunir a força feminina para empreender, curar e solidarizar.
O IVECAN existe na cidade de Paulo Afonso há quase 20 anos e conta com três mulheres a frente da diretoria: Aninha, Ângela e Sarah. Um trabalho voltado ao acolhimento de pessoas diagnosticadas com o câncer. A ONG está em busca de um espaço para ser utilizado como sede fixa e também de parcerias para realização de outros projetos. Sem dúvidas, o Almoço Rosa proporcionou uma maior visibilidade a essa ONG que abraça pessoas com diagnostico de câncer o ano inteiro e oferece humanização, apoio e empatia para transformar DOR EM ESPERANÇA.
Ao chegar, cada mulher foi recebida com todo o aconchego que o Restaurante Spartacus pode oferecer: mesa posta, mimos distribuídos por todos os lugares, painéis e decorações alusivas ao Outubro Rosa que deixaram o ambiente ainda mais lindo e acolhedor. Cada uma que chegasse e fosse interagindo e conhecendo novas mulheres, aumentando o networking e iniciando parcerias. "Foi um encontro especial criado para celebrar mulheres que empreendem, inspiram e cuidam. Entre sorrisos, conversas e um almoço preparado com todo carinho da equipe Spartacus. O Almoço Rosa ja se tornou um símbolo de acolhimento, empatia e empoderamento" Diz Sueli, proprietária da casa.
A cantora Lorena Lima foi escolhida para recepcionar as participantes com um repertório bem feminino e de muito bom gosto passeando por cantoras nacionais e internacionais.
Um destaque especial também para as participantes da 1ª Trilha CONEXA DELAS – programa de aceleração de negócios liderados por mulheres - ministrado pelo SEBRAE Paulo Afonso.
Durante todo o evento era fácil sentir a sinergia existente no ambiente, uma conexão leve e ao mesmo tempo forte que circulava a todo momento naquele universo feminino tão conectado, curioso e engajado.
A empreendedora Ellys Arruda fez a abertura do evento enaltecendo a importância desse encontro para o desenvolvimento de cada uma que estava ali. "O Almoço nasceu com o propósito de conectar mulheres empreendedoras que cuidam, inspiram e transformam, com o intuito de criar uma rede de mulheres que se apoiam, se indicam e se fortalecem. E ainda mais, apoiar uma instituição que ha 18 anos ajuda no suporte a pessoas com cãncer em nossa cidade, o IVECAN! Juntas somos o elo que transforma, começando por nós mesmas". Logo em seguida, a Gerente do Sicoob Graziele que destacou a importância de inserir, dentro da CDL Paulo Afonso, um núcleo de empreendedorismo feminino e destaca, "o Almoço Rosa foi mais do que um encontro, foi um convite para que olhássemos umas para as outras com admiração e apoio. É nesse tipo de espaço que o empreendedorismo feminino floresce. Ao compartilharmos experiências e nos fortalecermos mutuamente, o crescimento acontece de forma mais humana e coletiva Juntas podemos transformar realidades!" .
Dentre a programação, aconteceram sorteios de brindes ofertados pelas próprias empresárias, dinâmicas de perguntas e respostas, espaço para falar dos seus negócios, das suas batalhas, sucessos e fracassos e, claro, sobre Saúde mental. Tema corriqueiro no universo feminino que carrega tantos excessos, tarefas, acúmulo de funções, onde a Psicóloga Renata Almeida fez diversas considerações sobre a temática.
A empreendedora Claudia - Cláudia Artes e Bordados - deu o seu depoimento cheio de determinação onde ela reúne outras artesãs e empreendedoras com a Feira Fazendo Acontecer, uma manifestação empresarial feminina totalmente independente que acontece 1x ao mês no BTN. A feira conta com praça de alimentação, música, vendas de produtos artesanais e muito mais.
A finalização do evento aconteceu com a Enfermeira Julia Tenorio que destacou pontos importantes a serem observados na saúde da mulher, um chamamento para que ela possa se olhar, se cuidar e estar bem para poder, assim, cuidar do outro. É necessário primeiramente estar bem para cuidar bem.
Palavras nunca descreverão o que aconteceu nesse dia 26/10/2025.
Dentre as empreendedoras que estiveram presente - clique para acessar o perfil na rede social.