Alunos da FASETE contribuindo para o turismo local
6 de dezembro de 2013Na noite de ontem os alunos das disciplinas de Sistema de Informação Gerencial (Profa. Poliana Pionório), RH1 e RH2 (Prof. Salomão Vergne) da Faculdade Sete de Setembro apresentaram seus trabalhos de conclusão da disciplina. O trabalho foi baseado em uma visita técnica que fizeram à Chapada Diamantina como modelo de região turística. A visita aconteceu do dia 23 a 27 de outubro. A partir dessa visita os alunos teriam que levantar dados e possibilidades do que deu certo e porque o município de Paulo Afonso ainda não alcançou o patamar turístico daquela região.
Para a conclusão desses trabalhos, os professores Poliana Pionório e Salomão Vergne solicitaram que os alunos produzissem um book fotográfico como documento oficial da visita. E para a avaliação das disciplinas convidaram a profa Dra. Cleonice Vergne (ex coordenadora do curso de turismo da FASETE), Nadja Maria Monteiro (analista técnica do SEBRAE), Emanoela (advogada) e Ana Paula Araujo e Clícia Nascimento (do portal de turismo Acerte Paulo Afonso). Como convidada para fazer algumas considerações, estava presente também Simonia (site Paulo Afonso Tem). Para a cobertura fotográfica, foi convidado o site curteaqui.com.br (fotógrafo Joanderson).
Ana Paula, Clícia, Simonia, Emanoela, Cleonice e Nadja
Os professores fizeram as considerações iniciais e convidaram os alunos para dar início aos trabalhos.
Laiane
A primeira equipe – da disciplina de SIG (Sistemas de informações Gerenciais) – fez um levantamento técnico sobre os dados para a melhoria do trade com algumas perspectivas definidas, indicadores, fonte de captação de dados, apoio, fonte de verificação e metas. Envolvendo órgãos públicos como Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de turismo, social, cultura, entidades de classe como CDL, ASCOPA e atendimento para gestão como o SEBRAE. A proposta do trabalho seria com realização a partir de dezembro de 2013 até 2015 estabelecendo metas progressivas. Com esse levantamento haveria a possibilidade dos envolvidos no turismo (publico e privado) saberem onde deveriam investir baseados na metodologia do balanced scorecard.
A segunda equipe – da disciplina de RH1 (Recursos Humanos 1) – usou uma forma mais criativa utilizando o cordel criado pelos próprios alunos como parte da apresentação. Fizeram referência entre atrativos naturais existentes em nossa cidade e outros atrativos da Chapada Diamantina. Mostrando em fotografias que não só a vegetação é semelhante como também alguns atrativos naturais como formações rochosas e cachoeiras. Fizeram referência ao amor que os habitantes da Chapada têm quanto a sua história, sua cultura, a preservação do meio que eles vivem e que aqui em Paulo Afonso não existe esse sentimento tão evidente.
Luciana e Pedro
A última equipe procurou fazer uma relação entre a cidade de Paulo Afonso e da região da Chapada Diamantina, se preocupando um pouco mais com as referências históricas. Mostraram que quando a região vivia do garimpo não havia toda essa preocupação com o turismo. A partir do momento que essa alternativa acabou se sentiram com a necessidade de buscar outras possibilidades de sobrevivência e o turismo foi a alternativa encontrada, tanto que hoje é a principal fonte de renda dos habitantes. E isso faz com que todos cuidem e tenham interesse em conhecer realmente a sua história.
Ao final, os participantes da banca fizeram suas considerações e confraternizaram com o coquetel preparado pelos alunos.
Uma proposta feita por Nadja foi que esses alunos fizessem uma nova visita à Chapada Diamantina para apresentar o resultado desse trabalho. Pois seria de grande valia para eles saber qual a percepção e aprendizado que os alunos tiveram a partir dessa visita.
É importante registrar que o book produzido pela terceira equipe foi de excelente bom gosto e foi de encher os olhos. Uma embalagem em forma de caixa com fotografias decorativas e o book em si tinha um formato de livro com várias páginas e fotos de muitíssimo bom gosto. Tudo aquilo que o turismo realmente necessita para fazer sucesso e encher os olhos dos visitantes para conhecer os lugares ali registrados.
Por Ana Paula Araujo
www.acertepauloafonso.com.br