II Encontro de Turismo de Aventura da Bahia - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

II Encontro de Turismo de Aventura da Bahia

5 de dezembro de 2013

 

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2013, foi realizado o II Encontro de Turismo de Aventura da Bahia, pela Bahiatursa / SETUR, que teve como objetivo desenvolver o plano estratégico do segmento com horizonte de trabalho até 2020.
 


Nesse encontro foi assinado o Documento Preliminar de Intenções, gerado no próprio encontro, que foi assinado por todos que estavam presente. Dentre esses, 2 empresas são da cidade de Paulo Afonso: a Rota Vertical (representada por Eid Kentenich e Luciano Moura) e a Paraíso Radical (representada por Rondineli Martins) como também o chefe do Departamento de Turismo Marlos Guerra. Essa iniciativa tem o intuito de certificar até 13 empresas do segmento de aventura no Estado da Bahia no ano de 2014. Essa ação implicará na Implementação de Normas Brasileiras de Turismo de Aventura, aumentando assim a credibilidade e segurança das empresas envolvidas e a participação no plano estratégico do turismo de aventura da Bahia. Esse plano será um documento norteador do segmento.

 

Foto: portal de turismo de aventura da Bahia

 

 

Esse encontro gerou a criação de um portal de turismo de aventura na Bahia e a sindicalização pelo SINDETUR (Sindicato de Turismo da Bahia), além da possibilidade de elaboração de um calendário de aventuras da Bahia e a possibilidade de estarmos no espaço de aventura no Salão Baiano de Turismo. Enfim, esse encontro só trará ganhos para os que estiverem envolvidos.” Afirma Marlos Guerra.

 

 

Das empresas que estavam presente no encontro, a Paraíso Radical tem apenas 2 meses de funcionamento e já está começando em um momento positivo para a o seu segmento: “Para mim, o encontro foi animador porque eu vi o compromisso tanto das empresas quanto do poder público em querer realmente inserir a atividade de aventura como uma prioridade no turismo hoje na Bahia. Perceberam a importância e creio que estamos começando da forma mais adequada, com base sólida e a certificação para deixar nossas empresas legalmente acobertadas, dando mais segurança aos nossos clientes. Eu acho que foi promissora a reunião lá em Salvador. A princípio quero certificar apenas uma trilha e o rapel... quando isso aqui “bombar”, nenhuma empresa vai dar conta sozinha do turismo de aventura na cidade, por isso acho importante a parceria entre as empresas existentes aqui.”

 

 

A Equipe Rota Vertical existe desde o ano de 2009 e aproveitou essa oportunidade para ir em busca da certificação: “Esse alinhamento foi importante porque o estado da Bahia vem sofrendo pelo amadorismo e pela atuação de praticantes que necessitam do respaldo técnico mas só possuem a pratica. Como Paulo Afonso tem muitos exploradores dessas atividades, precisamos agregar a técnica à segurança. Implantar o sistema de segurança para o instrutor, para a empresa e para o turista para que todos estejam resguardados de possíveis danos. Sabemos que é necessário procurarmos mais áreas para exploração e não só ficar insistindo em áreas que sabemos que a liberação é mais difícil. A certificação é um respaldo legal para a atuação. Poder estar nesse processo é fundamental.” Afirma Eid Kentenich que pretende certificar o rapel e levantou o questionamento sobre como seria a certificação de um paredão de escalada móvel.

 

 

Já Luciano Moura, também da Equipe Rota Vertical, é mergulhador desde os 8 anos e é profissional há 14 anos, porém só iniciou a prática acompanhando turistas a partir do ano de 2005: “O encontro foi proveitoso porque fiz muitos contatos importantes com instrutores de mergulho. Profissionalmente foi o que eu imaginava, pois o mergulho é o mais difícil, é o que requer maior quantidade de recursos tanto humanos quanto financeiros, porém não vou desistir já que a cidade tem um potencial muito grande.”

 

Marlos Guerra, Eid Kentenich, Luciano Moura e Rondineli Martins

 

 

Como se vê, esse encontro, além da certificação para a execução das atividades, possibilitou muito esclarecimento no que se refere ao tema bem como a troca de experiências e de contatos importantes de empresas do ramo que estão instaladas em outras cidades. A exemplo da equipe de mergulho do Arquipélago de Maraú (escola de mergulho internacional) que sinalizou interesse em fazer um mapeamento dos locais para exploração da atividade de mergulho aqui na cidade de Paulo Afonso no ano de 2014.

 

 

Nesse encontro, além do levantamento de necessidades para a certificação, o grupo que estava presente está automaticamente inserido no plano e comprometido em comparecer ao próximo encontro que será em fevereiro de 2014 estando munido da documentação solicitada.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.