V Workshop Rio São Francisco
21 de novembro de 2013Acontece em Paulo Afonso nos dias 25 e 26 de novembro o V Workshop Rio São Francisco – Cultura, identidade e desenvolvimento. Novos olhares sobre o semiárido. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento.
O seminário surgiu a partir da iniciativa da profa. Dra Regina Celeste de Almeida Souza e a Profª Dra. Elizabeth Kiddy que, mesmo sabendo dos inúmeros estudos existente sobre o Rio São Francisco entenderam que fazer um estudo da população ribeirinha poderia ser uma grande novidade no que diz respeito aos estudos que envolvem o rio. Analisar a cultura popular, os meios de sobrevivência, a religiosidade, o artesanato, a gastronomia. Enfim, analisar o nível de educação e desenvolvimento da população, energias alternativas. E, claro, verificar os grandes paradoxos existente, visto que a população vive em áreas próximas ao rio e morrem de sede, produz energia, mas vivem sem.
Para o desenvolvimento desse projeto, a Profa. Regina Celeste teve como um referencial o livro de Teodoro Sampaio (O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina), resultado de uma expedição feita pelo mesmo desde a foz até a nascente (um percurso inverso).
Na magnitude do projeto não foram conseguidos os recursos necessários, fazendo com que isso se transformasse num esforço pessoal e muito boa vontade com ajuda de muitos voluntários, professores, universitários, pesquisadores, alunos de iniciação científica, bolsistas dos cursos de turismo, gastronomia.
Esse já é o quinto workshop e cada vez que a equipe faz uma expedição, gera um livro, um documento oficial impresso. Já são 2 livros publicados, onde um deles está disponível na internet (Viagens do são Francisco), uma revista de desenvolvimento regional e econômico.Já gerou dissertação de mestrado sobre o tema religiosidade no rio São Francisco, outros alunos publicaram artigos sobre educação ambiental, lixo urbano produzido nas romarias, energia alternativa, qualidade da água. E esses resultados vem se mostrando satisfatórios, devido a conscientização que essas pesquisas levam para o local estudado.
Na programação do evento está previsto o lançamento do livro decorrente do IV Workshop que aconteceu em Bom Jesus da Lapa. Uma exposição fotográfica decorrente dessas expedições, exibição de filmes e documentários, artesanato, manifestações culturais, palestras. Enfim, as diversas possiilidades que esse tema proporciona ao expectador.
Para esse workshop, a expectativa é que compareçam o público mais variado possível. A organização do evento entende que a maior porcentagem é do meio acadêmico, mas entende que é necessário o envolvimento da população como um todo, representante dos órgãos públicos e privadas. “Sou professora, com 54 anos de trabalho, sou aposentada, com 72 anos. Quando procuramos fazer um evento como esse, queremos transmitir o que fazemos, queremos envolver a população local, o meio acadêmico, mas além disso, precisamos de empresários que tenham interesse, políticos para trabalhar as politicas publicas que estamos apontando... ver possibilidades. Que novas possibilidades podem surgir para essa região.” Afirma a profa Dra Regina.
Canal oficial na rede social (aqui)
Por Ana Paula Araujo
www.acertepauloafonso.com.br