5ª Feira da Ecotilápia do Território Itaparica foi um sucesso
30 de maio de 2017A artesã Regina Soares, pioneira no curtimento de couro de tilápia em Paulo Afonso foi contemplada com o edital de economia criativa 16/2016 projeto ECOTILÁPIA já foi desenvolvido em outros momentos na cidade de Paulo Afonso, Rodelas, Glória, Abaré e Macururé e já movimentou por volta de 200 alunos que podem, com a realização desse curso, exercer o artesanato da tilápia como forma de sustento.
Essa edição do projeto ECOTILÁPIA contemplou os CRAS Barroca de Paulo Afonso e o CRAS Glória do municipio de Glória e contou com a participação de diversas pessoas que produziram desde bolsas, brincos, objetos de decoração a garrafas customizadas. A confecção desses materiais está vinculada a liberdade de criatividade dos participantes. As oficinas são, em sua maioria, uma forma de repassar o conhecimento no que se refere ao aproveitamento dos compostos do peixe como escamas, couro, espinha. Porque a produção das peças tem muito mais a ver com a criatividade do que com qualquer outra coisa. E é nessas oficinas que se percebe que não há limites para as possibilidades. Coisas não anteriormente imaginadas são produzidas com muito bom gosto.
O encerramento das oficinas aconteceu no ultimo domingo no Parque Belvedere com a exposição dos produtos confeccionados pelas alunas e sob a supervisão de Regina. Na oportunidade, foram entregues os certificados pelo secretário de turismo de Glória Tarso Castor, Coordenado do CRAS Glória e Representantes do do CRAS Barroca e a presença do ex- coodernador de projetos do território Rubinho Lima e Clícia Nascimento (Acerte Paulo Afonso). E para comemorar, o Trio Zé Madruga animou com o tradicional pé de serra.
O projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Prefeitura Municipal de Glória, Portal de Turismo e Cultural Acerte Paulo Afonso e a apoio financaeiro Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda.
Por Ana Paula Araujo
Fotos: Klycinha Nascimento