Percussiclando participa da Feira do Empreendedor 2013
30 de outubro de 2013O percussionista Gildo Mendes, mais conhecido como Gildo Madeira acaba de voltar da Feira do Empreendedor onde abordou o tema da Economia Criativa e o mesmo, devido ao seu trabalho com o Percussiclando, participou de rodadas de negócios musicais.
Na oportunidade, Gildo participou do Encontro de Música e Empreendedorismo, seminário que reuniu o agitador cultural Carlinhos Brown, o produtor musical Liminha e a cenógrafa Bia Lessa, na noite da última quarta-feira (23), no Centro de Convenções.
Esse encontro foi promovido pelo instituto Pracatum e SEBRAE e teve como título “Vem pra cá tu”, onde os três expuseram a diversidade que há no ramo da música e que, além de arte, o cenário cultural envolve negócios, pois reúne empreendedores dos mais diversos segmentos, desde ambulantes a montagem final do cenário. Independente do porte da festa.
(Foto: Clícia, Liminha, Sálvio Emanuel)
No dia seguinte, o idealizador do grupo Percussiclando levou para a Rodada de Música o trabalho com o guitarrista Igor Gnomo e participação do sanfoneiro Sálvio Emanuel. Uma maneira de explorar o tema Economia Criativa, onde além de utilizar material reciclado para confecção dos instrumentos percussivos, a inserção de outros ritmos no seu trabalho faz com que a diversidade artística ganhe espaço na cultura local.
A rodada de música proporcionou ao grupo (Gildo Madeira, Clícia Nascimento, Salvio Emanuel e Juliana Ponse, com apoio de Nadja Maria Monteiro - Sebrae) um contato com empresários do ramo musical. Pois o propósito dessa rodada é aproximar ofertantes e demandantes do segmento.
(Foto: Acerte Paulo Afonso)
O primeiro contato feito foi com o produtor musical Vince Silva Athayde, idealizador do Umbuzada Sonora em Juazeiro que ficou encantado com o trabalho do Percussiclando. Na oportunidade, foram mostrados alguns vídeos como o do Jazz na Rua da Frente e uma apresentação do grupo com o sanfoneiro Sálvio Emanuel e o Guitarrista Igor Gnomo. Rendendo bons contatos para possíveis apresentações dos grupos pauloafonsinos em Juazeiro.
(Foto: Acerte Paulo Afonso)
Outro contato importante foi com a ONERPM, uma produtora musical que deu dicas importantes sobre o selo de gravadoras, ecad, indicação de como vender músicas para o iTunes e outras redes sociais.
A produtora Soraya Oliveira (Garimpo da Música) – selo fonográfico – ficou encantada com a riqueza artística aqui da cidade; o contato com a UBC – União Brasileira de Compositores, associação sem fins lucrativos, cogitou a possibilidade de fazer um seminário aqui em PauloAfonso para esclarecer como os artistas podem catalogar suas músicas, dar suporte para os direitos fonomecânicos e de execução de música pública. Uma excelente oportunidade de reunir os músicos locais para um seminário rico de dicas e informações importantes sobre posicionamento no mercado.
Como representante da Associação Comercial de Paulo Afonso, Clícia Nascimento já sinalizou total apoio para reunir a classe e apresentar esse seminário com o apoio de Nadja Maria Monteiro para o suporte junto ao SEBRAE para o ano de 2014.
(Foto: Sálvio e Carlinhos Brown)
Uma oportunidade ímpar para a classe musical e artística fomentar seu negócio e obter sucesso diante das oportunidades que poderão ser criadas e descobertas num seminário como esses. Aqui já está lançada a proposta. Agora é só aguardar os interessados e fazer com que Paulo Afonso se profissionalize cada vez mais nos mais diversos segmentos.
Por Ana Paula Araujo