Talhado o Paraíso do SUP
5 de abril de 2016Um dos lugares mais belos da região para uma boa remada de Stand Up está localizado nos cânions do São Francisco e mais especificamente no Talhado. Local de paredões enormes “segurando” as águas do rio que desenham um canal de água doce.
Após a “descoberta” desse paraíso feita por 2 amigos de Aracaju em 2011 e seus respectivos SUPs, esse local vem sendo cada vez mais explorado e desejado pelos amantes das pranchas. Águas calmas, visual deslumbrante com direito a gruta e muita liberdade de movimento. Existe uma diferença enorme em relação e passar pelo talhado e fazer parte da paisagem do talhado. E é assim que os SUPistas se sentem ao explorar essas belas águas. O passeio de catamarã é fantástico também, mas no StandUp é indescritivelmente maravilhoso. “Resolvi visitar o talhado ao ler o blog do escalador, pioneiro em psicobloc no Brasil, ele contava tudo... como gostei das fotos e do relato do local, resolvi ir e levar o SUP. Procurei alguém e encontrei Gabriel”, relata Roger, um dos desbravadores do Talhado no SUP.
O ponto de apoio ideal para essa exploração aquática é o Bar Show da Natureza, administrado pelo divertido Lourival. Pessoa simples, acolhedora, apaixonado pelo local onde mora e com um coração e uma presteza sem tamanho. Esses primeiros exploradores da área fizeram o reconhecimento do local, firmaram um laço de amizade com o proprietário do bar e marcaram o tão esperado SUPCampping.
Pronto, a partir daí esse local não parou de ser visitado pelos apaixonados pelo esporte. As pessoas marcam expedições, travessias, acampamentos, visitas breves e demoradas. É um visual realmente incrível.
A remada do bar até o ponto que leva à gruta tem aproximadamente uns 3km de remada leve. Devido aos paredões altos as correntes de vento não são tão fortes normalmente e possibilitam uma remada tranquila.
A gruta do São Francisco é o ápice do passeio e, dependendo do horário de visitação, o reflexo do sol deixa a água com a cor verde fluorescente.
Recentemente o fotógrafo e design Paulinho Santana esteve no local para fotografar as belezas dos cânions e presenteou os expectadores das redes sociais com belas imagens feitas com máquina comum e fotos e vídeos aéreas com ajuda do drone.
Os interessados em visitar o restaurante podem entrar em contato com o proprietário através do tel:(82) 9.8863-6270 Mas para chegar ao local, após a saída da cidade de Delmiro (no sentido em direção a Piranhas), uns 20km aproximadamente aparecerá a placa indicativa do acesso ao bar que fica do lado direito. Ao entrar nesse acesso, segue ainda uns 11km de estrada de areia (tem placa de sinalização). A estrada em alguns momentos não é das melhores, mas o visual deslumbrante da chegada compensa qualquer sacrifício e a permanência no local também. Excelente serviço, boa comida, pessoas acolhedoras e, claro, paisagem indescritivelmente linda.
Por Ana Paula Araujo
Fotos: Palo Brasil / Acervo Pessoal / Acerte Paulo Afonso