I Mostra Cultural e Esportiva da Capoeira - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

I Mostra Cultural e Esportiva da Capoeira

4 de abril de 2016

No último sábado aconteceu no Centro Cultural Lindinalva Cabral a I Mostra Cultural e Esportiva da Capoeira, onde 5 grupos da cidade se apresentaram dividindo as diversas possibilidades que a capoeira pode oferecer ao praticante.

 

 

Um evento que pôde integrar cultura, arte, esporte, dança, curiosidades e belezas. Foram disponibilizados 5 stands para que os grupos pudessem expor seus instrumentos, vídeos, objetos de venda, material de divulgação. Proporcionando assim um espaço para que essa arte seja propagada na nossa cidade. A capoeira ainda tem uma expressividade muito tímida em Paulo Afonso e ações como essa contribuem para que esse esporte que é mundialmente conhecido venha a crescer ainda mais aqui.

 

 

Para a abertura do evento, o grupo Capoeira Brasil das Gerais fez uma apresentação de samba de roda com uma encenação dos pescadores que, após a pesca, se reuniam para confraternizar dançando e fazendo o uso dos instrumentos que utilizavam nas rodas de capoeira.

 

 

 

Em seguida, o grupo Arte Brasil fez uma apresentação da capoeira de Angola, onde o mestre Pastinha foi homenageado com um texto seu onde dizia que “o bom capoeira não suja a roupa e nem perde o chapéu”, significando a “malícia” do jogo. Um jogo mais encaixado, mais manhoso, com uma música mais lenta e cadenciada.

 

 

O terceiro grupo a se apresentar foi o Capoeira Brasil com o Maculelê, onde os capoeiristas estavam devidamente caracterizados usando saias de sisal e pinturas no rosto. O maculelê é a simulação de uma luta que utiliza como armas 2 bastões ou facões (em um grau mais avançado). Para essa apresentação, o grupo fez a demonstração da dança tanto com bastões, quanto facões como também bastões com fogo.

 

 

Entrando mais no regionalismo da capoeira, o grupo Libertação trouxe a capoeira com o toque banguela, um toque mais lento da capoeira regional, que é utilizado no início da roda para acalmar os ânimos. Um jogo mais cadenciado, de chão, malicioso.

 

 

E para finalizar, o grupo Muzenza trouxe o estilo São Bento grande. Com uma roda de capoeira mais apertada onde os capoeiristas precisam mostrar suas habilidades em um espaço pequeno da roda. Um jogo mais rápido e um pouco mais agressivo onde a agilidade de ataque e defesa são essenciais para se sair ileso da roda. Nesse momento todos os grupos se misturaram na roda gerando uma grande confraternização.

 

 

 

 

 

Esse encontro de capoeira foi realizado pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso sob a coordenação de Neto Madeira (departamento de esportes de Paulo Afonso). 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.