Feira Cultural do projeto Transformando o Lixo foi um sucesso - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Feira Cultural do projeto Transformando o Lixo foi um sucesso

11 de junho de 2015

Como já falamos aqui do trabalho maravilhoso que está sendo executado pela AGAPPA - Associação do Grupo de Artesãos e Produtores de Paulo Afonso, através do Edital de culturas Identitárias 10/2013 Secretaria de Cultura | Centro de Culturas - Populares e Identitárias | Fundo á Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, realizou oficinas de artesanato e  teatro.

 

O projeto surgiu como um diferencial no uso do lixo, pois trabalha com a conscientização no uso responsável do lixo e foca na preocupação com o Meio Ambiente, de modo a oferecer uma alternativa proveitosa para o aproveitamento de materiais que seriam jogados fora, como é o caso dos restos da tilápia, peixe beneficiado pelas empresas NETUNO e AAT. Em seu processo de criação, manejo e aproveitamento, na extração do filé, grande parte do peixe, sobretudo aquilo que não serviria para nada, é aproveitado pelo grupo de artesãos, que já está produzindo material de artesanato e aproveitando tanto o couro quanto as escamas, além de outros materiais como: garrafas pet´s, CD/DVDs velhos, bucha vegetal, caixas de leites, de forma a reduzir o desgaste ambiental.

 

 

 

Em culminância com as oficinas que irão até o final deste mês foi realizado a 1ª Mostra Cultural Transformando o Lixo em Cultura que contou com apresentção da peça teatral "Pedido de Socorro"   que teve o roteiro e direção da cantora e atriz Carolina Alexandra e o grupo de idosos do CRAS Barroca como atores. Todo o material utilizado para o figurino da peça foram confeccionados nas oficinas com material reciclado.

 

 

 

 

 

 

 

O evento também contou a apresentação do Trio Dona Florinda que levou muito forró pé de serra para os presentes, sua música que é marca registrada do nosso Nordeste.

 

 

 

 

 

 

Esse projeto foi um divisor de águas para o grupo do CRAS Barroca. O portal AcertePauloAfonso conversou com uma das alunas a senhora Lindalva de Andrade Araújo que falou emocionada sobre o projeto e como foi engradecendor participar.  "O projeto foi muito bom porque  a gente precisava muito que viesse uma pessoa para ensinar coisas para nós e  aprender cada vez mais...Regina veio com  uma coisa nova, ela trabalhou com a tilápia e demais produtos que certamente descartariamos  foi muito bom. Eu fiz o trabalho da Tilápia com ela e a cada semana uma coisa diferente que me encatava cada vez mais e mais."

 

 

A paciência dela e a atenção dada a cada um de nós foi o que mais nos encantou, sabíamos das dificuldades de todos mas a atenção dada pela professora fez com que o grupo se tornasse mais unido e comprometido com as oficinas. Na apresetação das peças que rodou nas escolas, faculdades e na mostra cultural me sentir como uma atriz de verdade com o público aplaudindo e isso não tem preço e a nossa vontade é que a professora ficasse mais tempo conosco." disse Lindalva.

 

 

 

 

 

 

Não podemos deixar de citar aqui o total apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social na pessoa da Secretaria Ana Clara Moreira que disponibilizou boa parte da infrainstrutura para o grupo do CRAS Barroca nas oficnas e na mostra cultural.

 

 

 

 

 

Para Maria Regina Soares presidente da AGAPPA e idelizadora do projeto esse teve um aprendizado maior pelo fato do grau de comprometimento e descobertas de cada aluno "A gente queria de alguma forma passar para as pessoas uma conscientização sobre o lixo, unimos o útil ao agradável com oficinas de material reciclado  e com o teatro para que pudéssemos conscientizar as pessoas nas escolas, faculdades e no parque belvedere, então, eu achei que foi muito bom inclusive essa parceria com o CRAS da  Barroca que nos deu todo apoio.

 

Só assim pudemos encontrar pessoas  do grupo da terceira idade que se uniram em prol do projeto. Para mim foi emocionante descobrir no processo das oficinas de teatro que havia aluna que não sabia ler mas que encarou um texto grande e não desistiu de se apresentar na peça. Com auxilio de uma vizinha que lia e gravou todo o texto dela que não era uma parte pequena ela exerceu o seu papel com maestria e desenvoltura o que me emocionou pelo comprometimento e sua força de vontade em não desistir da apresentação.

 

Peço para que as pessoas que participaram dessas oficinas e de todo o projeto que passe a mensagem para reciclar e cuidar do seu lixo que é muito importate para a preservação do planeta" disse Regina.

 

 

 

 

 

"Reciclar é se reformar. Mudar por prazer é mudar para renascer."

Jovana Lidia Bernardi

 

 

 

 

Por Acerte Paulo Afonso

Fotos: Acerte Paulo Afonso

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.