As diversas conexões do BOND Jazz Festival - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

As diversas conexões do BOND Jazz Festival

5 de dezembro de 2023

O último domingo teve um sabor especial de viagens e conexões com a realização do 5º Festival de Jazz de Paulo Afonso. Esse ano, o nome oficial do evento voltou com sua logomarca cheia de identidade fazendo referência (o nome e a logo) a um atrativo turístico da cidade que sempre foi e sempre será o queridinho dos Pauloafonsinos. Isso mesmo, o tão amado bondinho foi a inspiração para esse nome tão criativo para o festival, é o BOND JAZZ FESTIVAL.

 

Com uma analogia a viagens, estações e conexões, o BOND esse ano transitou por diversos estados do nosso Brasil. As conexões aconteceram entre os estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba e São Paulo. A viagem foi repleta de qualidade musical e, claro, de público.

 

 

A começar da conexão do público com o cenário, os artistas, o palco e o rio. O posicionamento do palco de frente para o rio deixou o ambiente ainda mais lindo e aconchegante. E vale muito um grande parêntese para parabenizar o projeto cenográfico desse palco que ficou por conta da Elo Empreendimentos e deu todo um charme ao cenário que já é naturalmente lindo. Um palco leve, cheio de representatividade e em harmonia com o ambiente.

A luz da Candeeiro Iluminação trouxe ainda mais charme ao cenário no anoitecer.

 

 

 

Sobre as atrações, o evento foi iniciado com a CONEXÃO ALAGOAS, a cantora Suzy Mariana (Água Branca) trouxe seus convidados também alagoanos Rodrigo Avelino e Joana Vitória que trouxeram um som autoral e releituras de grandes sucessos da música brasileira. Suzy já esteve no palco do Jazz em outra edição e já é de casa! Seus conterrâneos Rodrigo e Joana estrearam em Paulo Afonso e, claro, saíram encantados com a cidade e a grandiosidade do evento. Foi uma apresentação linda e leve.

 

 

 

 

Em um determinado momento da apresentação do trio houve uma queda de energia elétrica, mas a energia que circulava no ambiente não deixou parar o show e a contora Suzy fez questão de continuar cantando "no gogó" com ajuda dos alagtoanos no palco e, claro, com o público batendo palmas e interagindo.

 

Veja o vídeo AQUI

 

A segunda conexão do BOND voltou para a Bahia, diretamente de Barra da Estiva, a compositora Joana Terra se apresentou no palco do BOND com músicas autorais sob as lentes emocionais do feminino, colocando uma mulher artista como protagonista de sua própria história, através da canção, unindo composição, poesia e sensibilidade.

 

 

 

As conexões interestaduais foram tão fortes que ela conheceu o paraibano Felipe Costta no hotel, lá resolveram “trocar um som” e dali já saiu um elemento a mais para a apresentação do BOND.

 

 

 

Entre uma estação e outra das viagens do BOND, os músicos pauloafonsinos que formam o grupo os 100fônicos faziam pequenas intervenções no “meio da galera” e passavam o chapéu dando aquele ar de descontração envolvendo ainda mais todos no entorno.

 

 

A parada do BOND na Paraíba foi uma viagem na música instrumental com o sanfoneiro Felipe Costta que apresentou um show solo de músicas autorais que contam um pouco da sua história na música.

 

 

Com o BOND de volta na Bahia, o percussionista Gildo Madeira apresentou seu show solo com uma mistura de percussão com música eletrônica. Outros elementos foram inseridos na apresentação como um berimbau, teclado de computador, baldes. Misturando instrumentos oficiais com instrumentos produzidos por ele mesmo a partir de materiais que seriam descartados.

 

 

E a última parada do BOND foi uma conexão Nordeste-São Paulo, pois nossos músicos de Paulo Afonso (Igor Gnomo Group) e Sergipe (Italo Neno) dividiram o palco com Derico Sciotti (sim, ele mesmo, o derico do Sexteto Jô Soares).

 

 

Na verdade, o Derico não dividiu bem o PALCO com os meninos, mas sim, trouxe o palco para o público ao se misturar com a plateia tocando seu saxofone e circulando no meio das pessoas. Uma apresentação bem humorada e calorosa que deixou todos da plateia encantados com tamanho carisma e simplicidade do artista.

 

 

 

E o encerramento grandioso aconteceu com uma Jam Session, onde diversos músicos se conectaram e entregaram para o público um lindo som de encerramento.

 

 

Era nítida a reação das pessoas com a felicidade de poderem desfrutar de um evento tão elegante e gratuito em pleno parque belvedere durante uma tarde inteira. O parque e o evento comportam perfeitamente qualquer tipo de público, de criança a idoso, cabe todo mundo nesse BOND. Todos perguntando quando aquilo ali aconteceria novamente ou afirmando que deveria ter um evento desses ao menos uma vez ao mês.

 

 

 

Sem contar com a qualidade dos stands de venda espalhados pelo parque. A feirinha de artesanato, produtos caseiros como temperos e doces, cachaça artesanal, cerveja artesanal, velas decorativas, os ambulantes que sempre estão no parque Belvedere vendendo picolé, água de coco, cachorro quente, bom bons... Enfim, um momento de fomento a cultura que proporcionou uma grande circulação comercial. Stands que saíram zerados de estoque.

 

 

É importantíssima a existência de eventos de rua. A BOND Jazz curadoria, responsável pela realização do evento vem a cada ano melhorando ainda mais a estrutura e organização. Buscando sempre fazer com que vários segmentos sejam contemplados na realização desse evento. Sempre batalhando por melhores qualidades de parceiros e apoiadores, conseguem transformar os eventos em verdadeiros espetáculos e emoções. Cada detalhe sendo pensado para atender a maior quantidade de público possível, estimulando a economia local e formação de público para eventos culturais.

 

Esse evento foi uma Realização do Bond Jazz produção e curadoria, com o Patrocínio: Banco do Nordeste Cultural, Santorini, Riviera, O Boticário, Hospital Núcleo Vida.

Apoio: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso através da Setic, Acerte Paulo Afonso, Elo Empreendimentos, Sidney Rafael Empreendimentos.

 

Varios parceiros:  Seu Getúlio, Boston Ribs, CVC, Pousada Tropical, Pousada Energia, Panka, 2 Criativos, E240, Bocaina, Rádio Cultura, Cemig.

 

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.

 

Confira FOTOS/VÍDEOS na rede oficial do evento, de tudo o que rolou AQUI

Alguns dos regustros fotográficos são acervo pessoal e da fotógrafa VÍVIAN NASCIMENTO (CONTATO AQUI)

Acervo DOIS CRIATIVOS

 

 

Por Ana Paula Araujo

@apsuppa

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.