I Confraria dos Alunos de Gastronomia foi um verdadeiro sucesso! - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

I Confraria dos Alunos de Gastronomia foi um verdadeiro sucesso!

7 de julho de 2016

A cidade de Paulo Afonso foi contemplada recentemente com o Curso de Gastronomia promovido pela Líder Assessoria em Educação mantenedora do Pólo UNISA em Paulo Afonso que teve as aulas iniciadas desde o dia 9 de maio. O curso conta com a presença dos mais diversos tipos de alunos nessa área, ejam eles experientes ou não. Muitos deles já trabalham com restaurantes, buffets e outros sequer sabiam  algum procedimento culinário.

 

O curso é ministrado pelo professor Eduardo Lopes, graduando em Gastronomia – Unit Chef de Cozinha – Tv Record / Tv Atalaia / Você em Dia, coordenado por Marcelo Moreira diretor UNISA e terá duração de 06 meses. Como forma de avaliação, os alunos promoveram um menu de degustação na noite de ontem na Casa Sparttacus e contou com a presença da Sommeliere Andressa Noitel, enotécnica formada pela ABS - SP e Nível 3 pela Wset - Londres. Atualmente escreve para o blog As Meninas do Vinho e artigos para revistas e jornais da Grande São Paulo. Andressa foi a palestrante responsável pela hamonização dos pratos com os vinhos.

 

 

 

"Quero deixar meu agradecimento as equipes que participaram deste brilhante evento, a 1ª Confraria, com o tema Vinho do Nosso Sertão e dizer que me senti muito lisonjeada em participar deste com a responsabilidade de harmonizar os pratos com os vinhos da Rio Sol, transmitindo e esclarecendo mais sobre nosso terroir. É muito importante que nós brasileiros e enófilos, saibamos valorizar o vinho nacional, especialmente os produzidos no Vale do Rio São Francisco, no paralelo 8, ao sul do Equador e que fora considerado pela mulher mais expressiva do mundo do Vinho, a MW Jancis Robinson, como o Novo no Novo Mundo, ou seja, temos um novo espaço no mundo dos vinhos, capaz de exprimir toda a qualidade da nossa terra - o terroir do sertão.

 

A qualidade, o talento e a preocupação com a elaboração dos pratos, com a dinâmica de reunir os ingredientes locais, tornaram o evento mais rico, logo pedia uma harmonização coerente com os vinhos locais e a Rio Sol, da Vitivinícola Santa Maria localizada as margens do Rio São Francisco, fora escolhida por mim, pela expressão de seus vinhos e qualidade que inclusive, esta sendo muitíssimo reconhecido em vários concursos nacionais e principalmente internacionais.

 

Meus sinceros agradecimentos a Marcelo Moreira da Lider, organizadora do evento, as equipes de estudantes do Curso de Gastronomia da Unisa, aos funcionários, Sparttacus, a Rio Sol, ao Raul Nunes e ao João Antônio (enólogo da Rio Sol) e a toda equipe envolvidas pelo grande desafio da realização deste primeiro evento. Com certeza, o primeiro de muitos que virão. Disse Noitel"

 

 

 

O evento teve o apoio da Clínica Médica San Diego que fez uma breve explanação dos serviços estéticos que a clínica oferece e aproveitou a oportunidade de para sortear brindes como limpeza de pele e drenagem.

 

 

 

 

A empresa Rio Sol também foi parceira do evento e os vinhos que foram servidos eram da renomada Vitivinícola Santa Maria  de vinhos nacionais. Uma das observações da Sommeliere foi da excelente qualidade desses vinhos que não deixam a desejar em relação a diversos outros importados. 

 

 

 

 

 

A turma foi dividida em 2 equipes : CARRANCA e VELHO CHICO. As equipes tiveram autonomia para montar o menu que estava dividido em: entrada, prato principal e sobremesa. Os convidados teriam que avaliar os pratos com estrelas de 1 a 5 nos quesitos apresentação e sabor. Em paralelo Andressa Noitel fazia a apresentação dos vinhos que melhor harmonizavam com os pratos e orientava os convidados sobre as formas de degustar cada vinho variando entre espumante, branco e tinto. 

 

 

 

 

Após servidos todos os pratos, os envelopes de avaliação foram recolhidos e a soma dos pontos contabilizadas. A equipe vencedora foi Velho Chico  no quesito sabor e a equipe Carranca em apresentação. No quesito sabor ganhava o prato que obtivesse o maior número de estrelas. Quesito apresentação maior pontuação em todos os pratos!

 

                                                                                  Equipe Velho Chico

Entrada  

Prato Principal

Sobremesa

Oxente de Tilápia 

Nhoque de Macaxeiro com Ragu de Cordeiro 

Chica Banana

 

 

                                                                                      Equipe Carranca

Entrada      

Prato Principal

Sobremesa

Tilápia Desconstruída

Codorna Sertaneja

Tartar de frutas com sorvete de tapioca

 

Total:  Apresentação                                                 Sabor    
 

           Carranca 425 ?                                         Carranca. 435 ? 
           Velho chico. 413 ?                                    Velho chico. 475 ?


 

 

 

 

 

A noite ainda contou a apresentação do sanfoneiro Sálvio Emanuel que conduziu a apresentação artistica com piano bar e sua inseparável sanfona tocando de Luiz Gozanga à sucessos atuais. 

 



 

Para os que estiverem interessados em participar do curso de gastronomia, a UNISA está com  matrículas abertas para nova turma que terá início em 19 de setembo e a duração será também de 6 meses. 

 

 

 

Agradecimentos:

Fan PageRio Sol

Clínica Médica San Diego: R da Amelia, 70    Alves de Souza - Paulo Afonso/BA   Tel: (75) 3281-2663

 

Todos os colaboradores, Unisa, Clinica San Diego, Sparttacus, Ascopa, Rio Sol, Derinho Oliveira pela decoração do ambiente, Mário Roberto (Fotografia) e a todos os estudantes do curso livre de Gastronomia. 

 

Veja mais todas as fotos do evento em nossa Fan Page!

 

 

Por Ana Paula Araujo

Fotos: Mário Roberto

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.