FamTour - 4 dias de visitas técnicas para o Turismo em Paulo Afonso - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

FamTour - 4 dias de visitas técnicas para o Turismo em Paulo Afonso

30 de março de 2014

Entre os dias 27 e 30 de março, um grupo de 20 pessoas, formado por operadoras de turismo (Venturas&Aventuras, Órbita Turismo e Expedições, Vale Turismo, Shalom Viagens e Turismo, Aquarela Tour, Vitofaptur Turismo, Erê Viagens e Turismo, Nas Alturas Viagens e Turismo),  representantes da Bahiatursa, SINDETUR/BA, SEBRAE, Câmara Técnica Regional e Jornalistas estiveram em Paulo Afonso para a realização de um FamTour. Essa ação é uma iniciativa da Bahiatursa com o intuito de promover a Zona Turística Lagos e Canions do São Francisco e faz parte do projeto “Viaje por um mundo chamado Bahia 2014”.

 

Para essa ação, foi montado um roteiro de visitação distribuído da seguinte forma:

 

No turno da manhã do dia 27 de março, no Hotel Belvedere, aconteceu a Rodada de Negócios, promovida pelo SEBRAE, onde o intuito foi fazer com que as empresas locais apresentassem seus trabalhos às operadoras visitantes.

 

 

No período da tarde, o grupo visitou o Memorial Chesf, onde receberam instruções da visita técnica agendada para o complexo Hidrelétrico, em seguida visitaram a Usina Paulo Afonso IV, Parque Belvedere e Modelo Reduzido. Ficou evidente o quanto os visitantes apreciaram o potencial turístico no Modelo Reduzido que, hoje, não funciona oficialmente como um atrativo. Mas é uma das lutas daqueles que exploram o turismo na cidade, poder reativar o funcionamento e transformar o espaço no principal ponto de parada para aqueles que visitarem Paulo Afonso.

 

 

O jantar, proporcionado pelo restaurante Tambaú, aconteceu no Restaurante Bate Papo.

 

O roteiro programado para o dia 28 foi o passeio de caiaque no cânion, proporcionado pela empresa Kalango do Sertão. Um passeio belíssimos que deixou os visitantes encantados com a qualidade do atrativo existente. Foram 9km de remada contemplativa que se estendeu por toda manhã, com a saída da PA IV, passando por baixo da Ponte Dom Pedro II, uma parada para descanso e finalização no Rio do Sal.

 

 

O almoço ficou por conta do Restaurante Capuxu, localizado em frente ao lago Capuxu, próximo à entrada do complexo PA I, II e III. Restaurante self service, climatizado, com vista para o lago e sorveteria integrada ao mesmo.

 

A programação da tarde contemplou as usinas PA I, II e IV, concluindo assim o roteiro do complexo Hidrelétrico e, em seguida, entraram no roteiro do Cangaço, que estava inclusa as Casas de Maria Bonita, dona Generosa e seus filhos. Assim como uma visão geral da Serra do Umbuzeiro, não sendo possível a subida, devido ao excesso de atividades a serem executadas em um pequeno espaço de tempo.

 

 

O jantar ficou por conta do Boteco Sparttacus, com música ao vivo e pratos regionais como escondidinho de carne de sol, mini cus-cus, bode e outros. Na ocasião, o grupo foi solicitado para responder a uma pesquisa sobre a capacidade turística da cidade.

 

 

A programação do dia 29 foi exaustiva, porém cheia de belezas, aventuras e emoções. No período da manhã, foi realizado o passeio de Catamarã pelos cânions com parada para banho, promovido pelo Hotel Executive.

 

Alguns jornalistas, ao finalizarem o passeio, retornaram à Casa de D. Generosa para fotografar as ruínas em um horário mais adequado e aproveitaram para conhecer alguns nativos parentes da mesma. Essa ação rendeu um contato posterior também com o escritor Luiz Rubens, autor de muitos livros sobre o cangaço aqui em Paulo Afonso e região.

 

 

O almoço ficou por conta do Restaurante Rancho da Carioca, com pratos variados, desde peixe frito, moqueca, frango à cubana e bode assado. Os visitantes certamente terão que voltar para experimentar o famoso prato de tilápia ao sabor do engenho.

 

Antes do roteiro final, o grupo foi dividido em transporte terrestre ( o próprio ônibus) e o aquático (o passeio experimental que o Hotel Belvedere está com interesse de proporcionar aos seus hóspedes, transportando os passageiros da prainha para Nova Glória numa lancha).

 

 

Ao chegar em Nova Glória, o grupo foi recebido pelos restaurantes Os Sertões e Tassio Castor, para que pudessem conhecer o atrativo mais recente do município, que é o Balneário.

 

A programação turística do dia foi encerrada no Raso da Catarina, onde os visitantes fizeram um passeio de 4X4 até o “Dedo de Deus” e a “Catedral”, paradas obrigatórias daquela região. Sem contar também com a visita à parte superior do cânion seco, onde é possível visualizar toda a grandiosidade do local.

 

 

O jantar de confraternização aconteceu no restaurante O Gato Risonho. Foram servidos alguns pratos da culinária japonesa como entrada, bem como filezinho ao molho madeira e outros petiscos. Para o jantar, o cardápio contemplou desde carré de cordeiro, a bodico, camarão, moqueca e outros.

 

 

A atração musical da noite foi Zé Ivan e banda, com participação especialíssima do visitante Billy, incentivador da cultura afro e principal representante dessa cultura no exterior que cantou sendo acompanhado pela banda e a percussão por conta de Buiú e Igor Louco.

 

 

O percussionista Gildo Madeira também fez a sua participação com o som instrumental produzido por instrumentos criados por ele, bem como outra música tocada apenas com a boca, arrancando aplausos de todos que estavam presente.

 

Como tudo o que é bom dura pouco, no último dia alguns integrantes do grupo ainda tiveram disposição para remar no Carranca Boat. Passeio proporcionado pela Associação Attitude Relax. Uma embarcação com 22 lugares que estimula o trabalho braçal em equipe.

 

 

A visita desse grupo certamente renderá ações positivas para o turismo local. Certamente eles visualizaram o potencial existente no destino, mas é certo que alguns ajustes ainda precisam ser feitos. Essa ação, além de mostrar o potencial serviu de aprendizado para todos aqueles envolvidos no processo. É de total importância que todo o trade local se conheça e mantenham um relacionamento de parceria para que as ações possam fluir de maneira mais adequada. Paulo Afonso é, sem dúvidas, um destino com características únicas que, em sendo bem exploradas, pode engrandecer ainda mais imagem que eles levaram daqui.

 

 

Foram dias muito intensos, que proporcionaram grandes negócios e, certamente, trarão ações  positivas para o destino. Sem dúvidas, a participação das empresas: Hotéis: Belvedere,  San Marino e Executive; Restaurantes: Capuxu, Sparttacus, Tambaú, Rancho da Carioca, O Gato Risonho, Os Sertões e Tassio Castor; Kalango do Sertão (caiaque), Binho Araújo (Jeep), Chesf, SEBRAE, ASCOPA, Secretarias de Turismo de Paulo Afonso e Nova Glória, o Escritor Luiz Rubens e www.acertepauloafonso.com.br foram fundamentais para a realização desse FamTour.

 

Curta nossa FanPage AQUI

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Fotos: Klycinha Nascimento

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.