INEC realiza incentivo a leitura no povoado Quixaba, município de Glória - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

INEC realiza incentivo a leitura no povoado Quixaba, município de Glória

12 de julho de 2017

O incentivo a leitura é a base para uma boa educação e desenvolvimento do ser humano. Incentivar essa prática é obrigação de todo ser humano. Como forma de provocação ao desenvolvimento infantil, o INEC - Instituto Nordeste Cidadania contribuiu com o Espaço de Leitura da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Josenalva Soares Fernandes, localizada no povoado Quixaba, município de Glória/BA. Como ação, o Instituto doou algumas prateleiras e peças decorativas para o espaço, bem como alguns livros e outros objetos.

 

 

A inauguração do espaço aconteceu na última sexta feira (dia 07/07)  como parte do “Calendário do bem” promovido pelo INEC. A ação contou com a presença de integrantes da Igreja Adventista do Sétimo dia que ficou responsável pela animação, contação de histórias e apresentação de teatrinho infantil.

 

 

 

 

A creche possui um amplo espaço para a educação e lazer das crianças, monitores preparados para a educação das mais de 100 crianças com a faixa etária entre 02 e 05 anos.

 

 

A coordenação do Agroamigo, programa de microcrédito rural promovido pelo INEC com parceria do Banco do Nordeste, escolheu essa creche por se tratar de uma área de atuação do programa e possui uma grande quantidade de clientes daquela região.

 

 

 "E gratificante trabalhar em uma empresa onde as pessoas são valorizadas e o bem da sociedade é objetivado , o Inec é uma empresa muito importante no cenário nacional  no que se refere a ações sociais efetivas . Sinto-me lisonjeada em fazer parte dessa equipe! O espaço de leitura foi um sucesso graças ao engajamento e suporte da família Inec . #EucurtoserINEC". Diz Raíra Santana, coordenadora do Agroamigo.

 

 

 

O evento iniciou a partir das 7h com toda a equipe Agroamigo (agência Paulo Afonso) fazendo a recepção das crianças e convidando os alunos para conhecer o espaço de leitura. As crianças foram muito receptivas e entraram no clima da música, dança e brincadeira.

 

 

Ao final, a equipe da igreja realizou um teatrinho bíblico de bonecos.

 

A creche é coordenada por Cícera da Silva Souza, que ficou muito grata pela ação do INEC, " Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias e acreditando que a Educação Infantil, destaca o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver.

 

 

A sala de leitura que a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Josenalva Soares Fernandes recebeu do INEC é uma ferramenta que vem somar, despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.

 

 

 

Ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como parte da própria vida.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

Fotos: Agroamigo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.